quinta-feira, 15 de maio de 2008

[FCA5T] Entrevista com o Prof. Caio Cesar sobre o Desenvolvimento Web Centrado no Usuário

O professor Caio Cesar fala sobre o Desenvolvimento Web Centrado no Usuário, tema que será apresentado por ele no evento Interminas 2008, que acontece no dia 17 de maio, no Minascentro. O assunto, que envolve arquitetura de informação e usabilidade, foca na importância de centrar os projetos no usuário e em como criar resultados positivos para os diferentes públicos que navegam pela rede.

Se preferir clique aqui para baixar o arquivo em mp3


[FCA5T] Infografia Multimídia com André Deak

André Deak ministrou nos dias 24 e 25 de abril uma oficina sobre Infografia Multimídia na Internet e nos meios impressos. Ele fez trabalhos na Agência Brasil e trouxe um pouco de sua experiência para Belo Horizonte. Ouça o podcast gravado com ele na semana passada. Acesse também o site do entrevistado e saiba mais sobre infografia e outros assuntos relacionados.



Se preferir clique aqui para baixar o arquivo em mp3.


Aproveitamos a gravação do podcast para relacionar alguns links interessantes sobre a infografia. Segue abaixo a lista de assuntos que foram tratados durante oficina e no podcast.

Exemplos de Infografia:

Bon Bagay Haiti, da Agência Brasil
Efeito time-lapse: Air Sick, The Star (Quick Time)
Doutrina do Choque - Naomi Klein e Alfonso Cuaron, com legenda
On Being – Washington Post

Para entender a web 2.0:
A Máquina somos nós – web 2.0 (legendado)

Infografias REALMENTE interativas:

Que se pode fazer com 25 metros quadrados? (El Mundo)

É melhor alugar ou comprar? (NYT)

O jogo do candidato (USA Today)

Eleições nos EUA - as primárias (NYT)

Alugar onde? (Housing Maps)

BitchMap (o brasileiro é um povo criativo)

segunda-feira, 28 de abril de 2008

[FCA5T] Entrevista com Herbert Rafael e Marília Bergamo sobre o Design em Hipermídias

Os professores Herbert Rafael e Marília Bergamo falam sobre o Design em Hipermídias,tema que apresentaram na 4º Mostra de Design Gráfico no Café com Letras. Eles destacam as principais características do design em plataformas interativas, especificando sobre a estrutura, forma, função, conteúdo e alguns impactos junto à comunicação digital.




Se preferir click aqui para baixar o arquivo em mp3.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Oficina de Infografia Multimídia

Quer aprender a planejar infográficos e reportagens multimídia, usando fotos, áudios, vídeos e animações?

Então participe da Oficina de Infografia Multimídia, que acontece nos dias dias 24 e 25 de abril, quinta e sexta-feira, das 14h às 18h.

O curso será ministrado pelo jornalista André Deak, uma referência nacional no assunto. Ele trabalhou, por exemplo, na Agência Brasil, onde fez várias reportagens do gênero.

Os alunos do curso de jornalismo devem se inscrever até sexta, dia 18/04, na secretaria da coordenação do campus Buritis. Dez vagas serão abertas para os interessados que estiverem cursando a partir do segundo período. Caso mais de dez alunos se inscrevam, haverá um sorteio.
A oficina será realizada no Laboratório Multimídia.

O evento é uma promoção do F5 - Laboratório de Comunicação Digital e do curso de Jornalismo Multimídia da UNA.

Mas o que é infografia?

Infografia
, pelo que o próprio nome sugere, é informação gráfica visual, que existe desde a primeira união comunicativa entre um desenho ou uma pintura enfatizados por um texto referente (De Pablos, 1999). Nos meios impressos é utilizada para explicar com maior clareza algum aspecto informativo tratado nos textos e aparece hoje na Web de duas formas: como informação complementar de uma notícia, geralmente servindo de ilustração para o texto, ou como a notícia em si, a informação principal, o que ainda ocorre em poucos casos.

Os infográficos têm sido muito utilizados, por exemplo, pelo G1, o portal de notícias da globo.com. Animados e completos, eles não só servem de apoio para o entendimento das reportagens, como também apresentam uma alternativa de "absorver" as informações, de forma leve e atraente – em questão de um ou dois minutos, o leitor já está informado sobre o assunto tratado, de acordo com o portal. Clique aqui e veja o tutorial disponibilizado pelo G1.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Desconto no IMasters InterMinas

Quer participar de um dos principais eventos de comunicação digital?

O IMasters InterMinas 2008 acontece no dia 17 de maio, sábado, e conta com a presença de importantes nomes do mercado de internet no país, como Abel Reis, presidente da Agência Click, e Luli Radfahrer, professor da ECA/USP. O prof. Caio Cesar, coordenador do curso de PP da UNA, é um dos representantes de Minas Gerais.

Alunos da UNA têm desconto na inscrição através desta página especial.

segunda-feira, 17 de março de 2008

Seleção de estagiários do F5

O F5 abre inscrições para estágio e monitoria no laboratório de Comunicação Digital. Podem participar alunos do 3º ao 7º períodos dos cursos de Comunicação Social.

São três vagas, assim distribuídas:
- 1 estagiário do curso de Jornalismo - 20h/semanais (14 às 18h). Benefício: R$300 + VT
- 2 monitores dos cursos de PP, RP e Jornalismo - 12h/semanais (à tarde). Benefício: R$144 + VT

As inscrições são até o dia 31 de março, segunda, no Cedesp do campus Buritis.

A seleção terá duas etapas:
- dia 03/04, quinta, às 15h30, exercício prático no Laboratório Multimídia 1
- dia 07/04, segunda, os pré-selecionados participam uma entrevista no Cedesp.

O que faz o laboratório?

O F5 - Laboratório de Comunicação Digital é um espaço de reflexão e produção para novas mídias, especialmente internet. Nosso objetivo é contribuir para a formação de uma cultura digital na Faculdade de Comunicação e Artes e dialogar com iniciativas na área em todo o país.

Entre as ações previstas para 2008 estão a participação no Google Challenge, a implementação da versão online do jornal laboratório Contramão, a promoção de cursos e palestras e divulgação de novidades da área através dos produtos do F5:
Para conhecer melhor o trabalho realizado no fim de 2007, explore os links e posts deste blog.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Competição Google - Participe!

O F5 retoma suas atividades selecionando alunos interessados em participar de um evento mundial de marketing promovido pelo Google.

Trata-se do Google Online Marketing Challenge, uma competição entre equipes de alunos que vão desenvolver, durante três semanas, uma ação de marketing usando a ferramenta de links patrocinados, o AdWords.

Cada grupo receberá uma cota de U$200 para desenvolver, durante o mês de março, uma campanha de três semanas para uma pequena empresa de Belo Horizonte (até 100 funcionários). Não haverá horário fixo para o trabalho, mas acontecerão reuniões semanais no período.

A equipe ganhadora vai visitar a sede do Google, na California.

Os interessados devem inscrever-se na coordenação de curso até 28 de fevereiro, sexta. As entrevistas serão no dia 03 de março, segunda, no período da tarde, e o resultado da seleção sai até sexta, dia 07.

É necessário o conhecimento intermediário de inglês, já que todo o material está nesta língua (haverá um teste de leitura na entrevista).

Para se inteirarem do assunto (e se sairem bem na entrevista!), separamos alguns links e textos interessantes:

- Página oficial do Google Online Marketing Challenge e material de orientação aos estudantes (em inglês).

- Página oficial do Google Adwords

-COLUNA EXTRA - “A regra é pensar no consumidor” - entrevista com autor do livro "Google Marketing"

- Download do livro "Segredos do Google"
 
Clicky Web Analytics