quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

[Se Liga!] A Estréia da TV Digital


Foi na semana passada em São Paulo a estréia oficial das transmissões da televisão digital brasileira.

O Presidente Lula, fez a contagem regressiva e nada! Os telespectadores paulistas não tiveram nenhuma mudança transcendental na imagem.

Pouquíssimas pessoas assistiram a TV digital em São Paulo. Apenas alguns vanguardeiros, que haviam comprado conversores, a antena correta ou moram em bairros com “cobertura de UHF”. Do contrário só viam as mensagens “sem sinal”, “sinal fraco” ou imagens distorcidas.

A antena UHF é essencial para captar a TV digital, mas ainda assim, a TV pode não funcionar. Isso porque alguns pontos da cidade, localizados em regiões baixas e cercadas de prédios ou morros, fazem parte das chamadas "zonas de sombra", onde os sinais de UHF não pegam.

Os assinantes de TV a cabo em breve receberão das operadoras a opção de alta definição por um custo de adesão em torno de 800 reais. Por esse preço, os canais a cabo cuidarão de todos os detalhes técnicos. No entanto, levará algum tempo até que a captação do sinal aberto gratuito de alta definição seja dominada pelos milhões de brasileiros não assinantes do cabo. São Paulo está sendo um laboratório dessa experiência. Ela deve ser menos penosa quando começar a se espalhar pelo resto do país, a partir de janeiro.

Leia mais em: Folha Online, Revista Veja Online, O Globo Online

Por Rúbia Lisboa.




Nenhum comentário:

 
Clicky Web Analytics